Texto realizado por: Maria Lupi
O artigo aborda o tema da utilização das redes sociais em publicidade Internacional e a forma como a investigação pode ser concebida para compreender melhor como as redes sociais podem ser utilizadas. O artigo tem 3 objetivos:
🎯 Identificar os principais fundamentos teóricos que podem ser utilizados para compreender melhor a importância das redes sociais para a publicidade Internacional.
🎯 Apresentar uma investigação sobre publicidade nas redes sociais, numa perspetiva sem fronteiras.
🎯 Apresentar futuras direções de investigação que podem fazer avançar o conhecimento sobre este tema e terminar o debate.
❓Questão de pesquisa e metodologia 🔎
A questão de pesquisa que o artigo tenta responder é “Como ligar mercados geográficos e psicologicamente distantes através dos principais fundamentos teóricos?” e a metodologia utilizada no artigo foi de investigação literária e ciêntifica.
Discussão
Existem vários fundamentos teóricos altamente relevantes que são normalmente aplicados para a publicidade nas redes sociais, no entanto vamos falar de 3, que o artigo propõe serem a base a partir da qual as redes sociais podem ser utilizadas para obter valor adicional :
👉 A capacidade de ligação em rede
👉 Transferibilidade da imagem
👉 Extensibilidade pessoal
As redes sociais podem ser um meio eficaz para os anunciantes internacionais com base na boa execução e utilização destas 3 capacidades no mercado Internacional.
É óbvio que as redes sociais se tornaram locais promocionais e que há potencial para muitas empresas as utilizarem a nível internacional.
Do ponto de vista da publicidade internacional, as redes sociais podem ser posicionadas como uma componente das comunicações de marketing globalmente integradas. As redes sociais representam um forte ferramenta de personalização, uma vez que permitem produzir e distribuir conteúdos. A interação é uma componente importante das redes sociais.
Devido ao seu alcance global e à possibilidade de personalização, as redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante na estratégia de publicidade global, uma vez que entra no nosso quotidiano e nas práticas comerciais.
Como ligar mercados geográficos e psicologicamente distantes através destes 3 fatores❓🌍
A capacidade de ligação em rede permite comunicações internacionais mais rápidas e mais frequentes do que nunca, pelo que teve um grande impacto nos profissionais de marketing internacionalmente. Permite que grandes e pequenas empresas alcancem a maior comunidade possível para as suas ofertas.
A transferibilidade de imagem oferece aos profissionais de marketing uma grande oportunidade de construção de marca, uma vez que a publicidade nas redes sociais pode ser utilizada para construir e reforçar a imagem de marca diante dos consumidores globalmente. Isto é um aspeto fundamental do branding.
A imagem é a chave para atrair consumidores de segmentos semelhantes internacionais. A criação de uma imagem de marca uniforme é um dos objetivos mais importantes da estratégia de publicidade Internacional.
A extensibilidade pessoal das redes sociais permite aos profissionais de marketing tirar partido do desejo dos consumidores de interagirem mais com os outras culturas. Permite que as pessoas se identifiquem com a marca e sintam que fazem parte dos valores associados à mesma mesmo estando na outra ponta do mundo.
Estes 3 fatores representam os principais benefícios das redes sociais e os avanços mais relevantes de planeamento e execução da publicidade internacional.
A combinação dos 3 oferece aos profissionais de marketing uma enorme oportunidade de alcançar públicos internacionais.
A criação das redes sociais é importante para a publicidade e marketing internacionais por 3 motivos:
Estudo 📚
No artigo há um estudo em que foram examinadas 355 publicações de 11 marcas internacionais em 6 categorias (cosmética, bebidas alcoólicas, telemóveis, vestuário, acessórios e alimentos) numa rede social.
Ao analisarem os conteúdos, descobriram que a vivacidade, interatividade e a posição da publicação são os principais fatores de popularidade de uma publicação de uma marca.
Resultados 📊
O artigo analisa 3 fundamentos teóricas para explicar como as redes sociais criam valor no contexto da publicidade Internacional.
Estes 3 fundamentos (capacidade de ligação em rede, a transferibilidade de imagem e a extensibilidade pessoal) proporcionam aos profissionais de marketing novas oportunidades para serem eficazes na conquista de consumidores no mundo inteiro.
Todos estes 3 fatores facilitam a interação internacional, geográfica e psicologicamente. O artigo defende que estes 3 fatores são capacidades que proporcionam oportunidades para o marketing internacional eficaz.
A melhor forma de abordar a publicidade em mercados internacionais através das redes sociais é, no entanto, objeto de algum debate e, consequentemente, investigação sobre as redes sociais.
O artigo refere que há quem defenda que a capacidade de ligação em rede internacional não é viável para as empresas. Argumentam que a forma como as redes sociais são usadas depende da tecnologia, da cultura e do governo, logo o conteúdo das redes sociais tem de ser adaptado aos mercados locais e não internacionais.
Estudos Futuros 📚
Visto que existe ainda um grande debate no ponto de vista da utilização das redes sociais como forma de publicidade internacional, há estudos que poderiam ser feitos para chegar a uma conclusão:
- O grau em que os fatores culturais afetam a capacidade de resposta dos consumidores à publicidade e promoção nas redes sociais.
- Potencial de construção de marca nas redes sociais.
Artigo baseado em:
📚 Okazaki, S., Taylor, C. (2013). Social Media and International Advertising: Theoretical Challenges And Future Directions. International Marketing Review, 1(30), 56-71.