Engagement na promoção de produtos online


Artigo deste blog foi inspirado no artigo escrito por “Marianny Jessica de Brito Silva, Salomão Alencar de Farias, Michelle Kovacs Grigg & Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa” com o título:

“O engagement online e o papel dos influenciadores digitais na promoção de produtos no Instagram”

As redes sociais permitem que haja uma comunicação e interação com o publico a nível global. Onde já é possível o consumidor, exprimir a sua opinião a cerca de produtos ou marcas de forma imediata, tornando-se mais ou menos ativos na plataforma que utilizam.

Os mais ativos são denominados como influenciadores.

Características do influenciador

As marcas escolhem os influenciadores com mais engagement, este engagement pode ser medido de vária formas consoante a rede social abordada.

“O Instagram possui maior nível de uso para interação, cocriação e engagement em comparação com outras plataformas (Coelho, Oliveira, & Almeida, 2016) “ o engagement nesta plataforma digital varia consoante os gostos, comentários ou o número de seguidores.

A pergunta que se coloca é ” Quais são as principais considerações para o engagement online nos post ?”

Estudo

Para este estudo foi destaca a plataforma instagram, onde os autores tem como objetivo compreender o processo de engagement dos seguidor através de post de influenciadores digitais que promovam marcas ou produtos.

Metodologia

Os autores para compreenderem o processo de engagement dos seguidores, escolheram 3 influenciadoras digitais com as seguintes caracteristicas:

  • Ter um estilo de vida fitness
  • Ter mais 1 milhão de seguidores
  • Promover bens e serviços no perfil
  • Ter o mesmo género
  • Ter a mesma nacionalidade

Após terem sido escolhidos, durante mês 1, foi analisado os 3 perfis, desde: comentários positivos e negativos, as descrições utilizadas, os produtos que promoviam, o estillo de vida que levam, fotografias colocadas, filtros utilizados, número de comentários e de gostos.

Após a analise, foi possível dividir os resultados em 3 etapas:

  1. Características das marcas/produtos promovidos
  2. Análises de Post
  3. Análise de Comentários

Resultados

Na primeira etapa, características das marcas/produtos promovidos, foram analisadas as descrições e tipo publicação feita pelo influenciador, foi possível concluir que as 3 influenciadoras durante 1 promoveram 49 marcas, destas marcas foi feita uma segmentação do tipo de bens e serviços que foram promovidos:

  • 39,7% – Vestuário
  • 24,4% – Alimentação
  • 14,1% – Serviços de estética e Cosmética
  • 14,1 – Comunicação
  • 7,7% – Viagens

Na segunda etapa, analise de post, foram estudadas as publicações promovidas com mais gostos e comentários e em que tipo de ambiente as fotografias eram tiradas. Nos diversos post, foram encontradas “perguntas, frases motivacionais, instruções de produtos, convites, cupons
promocionais e sorteios.”

Foi passível concluir que as fotografias onde a influeciadoras aparecem em biquini ou lingerie eram as mais apreciadas, os seguidores também tem uma grande aceitação por sorteios. No entanto por outro lado as fotografias onde apareciam apenas os produtos que pretendiam promover não eram tão impactantes pelos seguidores.

Na terceira etapa, análise de comentários, é uma métrica que é necessário dar atenção, pois ver número de comentários pode ser elevado, mas de nada serve à marca ou ao influencer caso os comentários sejam negativos.

Assim sendo, foi explorado os 3 comentários positivos e os 3 comentários negativos de cada influenciador que geraram mais interação. Foram vistos 18 789 comentários no total.

Os comentários positivos consistiam em:

  • Elogiar a influenciadora
  • Elogiar ou comentar os produtos que promove
  • Elogiar o estilo de vida da influenciadora

Os comentários negativos:

  • Criticas sobre o produto promovido
  • Criticas sobre a credibilidade do influenciador relativamente aos produtos que promove
  • Critica do post ( duvidas sobre o produto promovido )

Por esta análise, verificamos que as marcas para encontrarem o seu embaixador devem analisar muito bem o seu estilo de vida, valores e crenças. Os seguidores detetam facilmente caso os valores do produtos não vão ao encontro com o do influenciador. Uma situação deste género pode afetar negativamente ambas as partes.

Conclusão

Este estudo teve algumas limitações, como por exemplo o processo de recolha de dados bastante longo e complexo, uma análise circunscrita devido à quantidade elevada de informação, como também a falta de um estudo direto como sujeito, no entanto essas limitações não interferirem com os resultados.

Com este estudo foi possível concluir que o marketing digital cada vez tem mais impacto, tal como uso de influenciadores como embaixadores de marcas/produtos.

Os influenciadores são considerados uma referencia para os seguidores, uma marca ao usar como estratégia o uso do influenciadores digitais para promover o seu produto pode ter bastantes engagement, no entanto para conseguir esses engagement necessita de fazer um bom planeamento da estratégia, como também perceber se os valores e crenças do seguidor estão em sintonia com os da marca. Caso contrario o processo engagement será negativo e até prejudicial tanto à marca como ao influenciador.

Também foi possível concluir que para as estratégias resultarem é necessário que sejam a longo prazo, pois quanto mais próximo o influenciador for da marca/produto, mais credibilidade terá o post partilhado exprimindo confiança, aceitação e eficiência perante o consumidor.

Escrito por : Margarida Raposo