Aqui podes encontrar tudo o que precisas de saber acerca do Marketing Viral, incluindo algumas dicas para o aplicares ao teu negócio!
Customer and brand loyalties to a company are strengthened by social media. Companies should therefore actively create viral content on social networks to improve the company’s perception among existing and new customers.
Laroche, Habibi, and Richard (2013)
Por Madalena Caldeira
The decision‐making process in viral marketing—A review and suggestions for further research foi o artigo escrito por Thomas Reichstein e Ines Brusch onde fazem uma pequena investigação acerca da importância do Marketing Viral no processo da tomada de decisão dos consumidores.
Ao longo deste artigo, Thomas Reichstein e Ines Brusch fazem referência a alguns trabalhos desenvolvidos por outros autores que influenciaram o seu estudo, sendo os principais:
- 📚 Aghdaie, S. F. A., Sanayei, A., & Etebari, M. (2012). Evaluation of the consumers’ trust effect on viral marketing acceptance based on the technology acceptance model. International Journal of Marketing Studies, 4(6), 79–94. https://doi.org/10.5539/ijms.v4n6p79
- 📚 Berger, J., & Iyengar, R. (2013). Communication channels and word of mouth: How the medium shapes the message. Journal of Consumer Research, 40(3), 567–579. https://doi.org/10.1086/671345
- 📚 Chung, C. M. Y., & Darke, P. R. (2006). The consumer as advocate: Self‐relevance, culture, and word‐of‐mouth. Marketing Letters, 17(4), 269–279.
- 📚 Dobele, A., Lindgreen, A., Beverland, M., Vanhamme, J., & van Wijk, R. (2007). Why pass on viral messages? Because they connect emotionally. Business Horizons, 50(4), 291–304. https://doi.org/10. 1016/j.bushor.2007.01.004
- 📚 Jurvetson, S. (2000). What exactly is viral marketing? Red Herring, 110–111. https://doi.org/10.1093/icsidreview/12.1.60
Aqui podes encontrar informações acerca dos seguintes aspetos:
- 💡 O que é o Marketing Viral?
- 💡 Quais são os Fatores que influenciam o Processo de Tomada de Decisão?
- Enquadramento:
- Influencers;
- Canais de Comunicação;
- Condições externas;
- Conteúdo;
- Emoções;
- Imagens;
- 💡 Como criar o conteúdo promocional viral para a tua empresa?
- 💡 Porque que as pessoas interagem com o conteúdo?
Metodologia Utilizada 🔍
A revisão de literatura foi o método escolhido para identificar os fatores do marketing viral que influenciam o processo de tomada de decisão do consumidor. Para a redação deste estudo onde foram resumidas as descobertas mais importantes ao longo dos últimos 20 anos acerca do marketing viral.
A base para esta revisão de literatura foi a análise ao anterior modelo de tomada de decisão elaborada por literatura já existente, procurando atualiza-o com novas informações e conclusões, identificando as questões que ainda precisam de ser estudadas, representando assim uma oportunidade para que seja possível chegar a conclusões mais especificas num futuro próximo.
💡 O que é o Marketing Viral?
Se tiveste de pensar duas vezes quando leste “Marketing Viral” então tens aqui um vídeo para te ajudar a perceber melhor o “Holy Grail” do Marketing Digital. 🕵️♀️
Mas como pode o Marketing Viral influenciar a decisão de compra?
O modelo anterior que estudou esta relação, defendia que a Processo de Tomada de Decisão se dividia em duas etapas decisivas (por parte do consumidor):
– Abrir ou não o conteúdo;
– Reencaminhar ou não o conteúdo.
Contudo, com o desenvolvimento das tecnologias de informação, sobretudo das redes sociais, rapidamente nos apercebemos do quão incompleta e insuficiente se tornou esta teoria.
A forma mais óbvia de comprovarmos isto é o facto de que quando abrimos as redes sociais o conteúdo é nos exibido imediatamente e a única decisão é “rejeitar conteúdo” ou “aceitar conteúdo” e visualizá-lo, decisão essa que tomamos em frações de segundo e com base em muitos fatores.
Por exemplo utilizadores com uma grande rede recebem uma quantidade de conteúdo enorme mas têm tendência a interagir menos que os restantes, possivelmente por terem maiores preocupações a nível de estatuto social e por isso tornam-se mais críticos quanto ao conteúdo que partilham.
Ainda assim, as opiniões e comportamentos das pessoas podem ser influenciadas pelo conteúdo exibido mesmo que não tenham nenhuma interação com o mesmo.
💡 Quais são os Fatores que influenciam o Processo de Tomada de Decisão?
Enquadramento
O enquadramento representa um fator base para que as pessoas consigam avaliar o tipo de conteúdo…
… ou seja: o enquadramento possibilita ao consumidor uma melhor perspetiva pois disponibiliza informação adicional. Como por exemplo como é que o conteúdo é percebido pelas outras pessoas.
A reação de um destinatário em relação a um produto, no que diz respeito à intenção de compra, é influenciada pela credibilidade da fonte/ transmissor. Assim sendo, a credibilidade forma uma atitude positiva em relação à decisão de compra. O que nos leva aos…
Influencers
Influenciadores são utilizadores com uma elevada network nas redes sociais que criam os seus próprios conteúdos digitais; indivíduos com um elevado número de seguidores e que, consequentemente, consegue alcançar um elevado número de pessoas, pelo que se tornam um instrumento valioso na transmissão de informação.
Uma vez que as pessoas prestam atenção ao transmissor quando recebem conteúdo, os líderes de opinião, também denominados como influenciadores ou influencers devem ser integrados nas estratégias de marketing em termos de enquadramento da marca/produto.
Dica: A seleção dos influenciadores deve ser alinhada com a respetiva campanha de marketing da marca ou produto.
Canais de Comunicação
O meio de comunicação deve ser adaptado às características e necessidades do público-alvo, adequando-se à rede social onde terá mais probabilidades de se tornar viral.
Dicas:
Conteúdo de entretenimento – Facebook
Conteúdo útil – LinkedIn
Conteúdo surpreendente – Google +
Conteúdo de carisma negativo – Twitter
Condições Externas
Não é novidade para ninguém que as preferências das pessoas estão constantemente a mudar. Desta forma, há que ter sempre em conta que existem fatores externos que também podem influenciar a popularidade dos conteúdos, nomeadamente: inovações tecnológicas, desastres naturais, eleições presidenciais, influencias ambientais, etc.
Por exemplo, quem não se lembra dos famosos Fidget Spinners que revolucionaram os recreios de todas as escolas infantis em 2017??? Este produto já tinha sido criado em 2010, contudo em 2017 teve a sua hype, sem qualquer explicação, à partida. Determinar a razão pela qual trends se tornam tão virais em tão pouco tempo é muitas vezes difícil ou quase impossível, por isso são considera-se que fatores aleatórios também tenham influencia neste âmbito.
Conteúdo
O principal fator no processo de tomada de decisão é, provavelmente, o próprio conteúdo.
A questão mais importante é compreender como o conteúdo deve ser moldado para promover a viralidade.
Dica: O conteúdo deve ser interessante para atrair a atenção do leitor.
Emoções
As emoções são um grande impulsionador na viralidade dos conteúdos pois aumentam tanto a intenção de compartilhar conteúdo quanto a velocidade de difusão do mesmo.
A questão é que emoções influenciam a intenção de compartilhar? 😭😂😊😍😱
Segundo um estudo realizado em 2008, 91% de mensagens publicitárias virais era de carisma humorístico, 28% carisma sexual, 14% violência, 13% continha crianças e 18% animais.
Ou seja, conclui-se que tanto emoções negativas quanto positivas promovem a intenção de compartilhar. Contudo, as emoções negativas provavelmente deixam uma impressão mais duradoura.
No geral, o conteúdo que gera emoções positivas é compartilhado até 30% mais do que o conteúdo que aciona outras emoções.
Imagens
As imagens são um tipo de conteúdo comum nas redes sociais, e a sua relevância aumenta com o crescimento de redes sociais como o Instagram.
Dicas:
Tema: Foram categorizadas as imagens partilhadas no Reddit de acordo com a sua popularidade, e chegou-se à conclusão que imagens relacionadas com “animal”, “geradas sinteticamente”, “(não) bonitas”, “explícitas” e “sexuais” correlacionam-se mais fortemente com a viralidade. Pessoas em imagens são consideradas eye-catchers e podem aumentar a popularidade das imagens.
Luminosidade: Imagens mais claras são partilhadas mais vezes mas imagens escuras são comentadas mais vezes.
Cor: Imagens com componentes mais avermelhadas são mais populares que imagens esverdeadas ou azuladas.
Elementos: Elementos como minissaias, bikinis, maillots e copos têm uma influencia fortemente positiva; chitas, pandas gigantes e basketball têm uma influencia média e desentupidores, espátulas, computadores, carrinhos de golf e aquecedores têm influencia negativa.
💡 Como criar o conteúdo promocional viral para a tua empresa?
A popularidade do conteúdo é um beneficio de marketing para o transmissor que o gerou (neste caso, para as organizações) e como tal, é importante considerar fatores adicionais que não estão exclusivamente relacionados ao puro aumento da viralidade. Alguns fatos interessantes neste âmbito são:
❗Em geral, o conteúdo não comercial é mais viral do que o conteúdo publicitário.
❗A utilização das redes sociais também tem um efeito positivo na decisão de compra.
❗Demasiadas visualizações não são necessariamente um bom sinal!!!! Aliás, cada milhão de visualizações adicionais num conteúdo promocional, diminui a intenção de compra do produto anunciado em aproximadamente 10%!!! 😱
❗O conteúdo viral não tem influência na intenção de compra, pois os consumidores concentram-se mais na história do conteúdo do que nas informações do produto.
❗A integração da marca no conteúdo não deve ser muito forte e não deve agir como publicidade subconsciente.
O Marketing Viral tem um efeito de curto prazo pois começa com um forte crescimento exponencial que atinge um pico. Depois disso, no entanto, a propagação diminui rapidamente.
É importante ter em conta que os conteúdos publicitários devem ser desenvolvidos de forma a serem memoráveis para os espectadores. Para se conseguir este efeito na mente do consumidor podem ser integrados alguns mecanismos “gatilhos” no conteúdo.
Por exemplo, o início e o fim dos vídeos publicitários são cruciais para uma alta taxa de propagação. O início é importante para atrair a atenção das pessoas. No entanto, o fim é significativamente mais importante para a intenção de interagir. Além disso, deve haver uma parte especial e distinta do vídeo.
Em conclusão, fica claro que o conteúdo viral também acarreta riscos. Quando se cria conteúdo viral numa perspetiva de negócios, é importante analisar exatamente como o conteúdo afetará o indivíduo, pois há sempre a possibilidade de haver efeitos negativos indesejados na empresa. No entanto, o uso cuidadoso e consciente do viral marketing pode ter um forte efeito de custo-benefício para as empresas. 💸💸💸
💡 Porquê que as pessoas interagem com o conteúdo?
As motivações para a interação com conteúdo podem ser variadas (por exemplo, altruístas ou egoístas), contudo, a generalidade das pessoas utiliza as redes socais para interação social ou procura de informações. 👨🏽💻
As redes sociais também são utilizadas para que os utilizadores exibam ao público imagens da si próprios, tornando-se assim, parte da comunidade online.
De forma geral, as pessoas têm o desejo de comunicar umas com as outras, construindo assim relações sociais. Os indivíduos tendem a partilhar conteúdo que consideram importante ou útil com outras pessoas, assim sendo, quando os utilizadores acreditam que podem fortalecer as suas próprias imagens partilhando conteúdos com outras pessoas, tornam-se mais propícios a fazê-lo.
Um dos maiores motivadores para partilhar conteúdo é a auto-estima. Ao partilharem conteúdo nas redes sociais Os indivíduos afirmam a sua distinção dos outros e, assim, fortalecem sua auto-estima.
Os principais objetivos que os indivíduos pretendem alcançar através da partilha de conteúdo são:
- Causar boa impressão (através da partilha de conteúdo divertido, útil ou exclusivo por exemplo);
- Exprimir emoções;
- Aquisição de informações;
- Interação social;
- Influenciar (Por exemplo, uma pessoa poderia mostrar a seus amigos avaliações positivas de um restaurante para os convencer a visita-lo).
Espero que tenha sido útil! Até à próxima! 🤓