Neste artigo iremos abordar o tema de Brand Content (conteúdos das marcas).
Para isso, iremos fazer uma breve análise a 2 artigos sendo eles:
- Conteúdos de marca audiovisual e regimes internacionais: reflexões sobre o engajamento digital do consumidor
- Análise de conteúdo para as redes sociais: Metodologia para uma marca de moda”
Posto isto daremos uma reflexão nossa acerca do tema, baseando-nos nos resultados e conclusões destes 2 artigos.
Artigo 1 – Conteúdos de marca audiovisual e regimes internacionais: reflexões sobre o engajamento digital do consumidor
Este primeiro artigo é da autoria de Rogério Luiz Covaleski e Olga Angélica Santos Siqueira.
Com o crescimento das mídias digitais e a relação cada vez mais próxima dos utilizadores com as marcas, têm- se colocado inúmeras questões em relação à forma como interagem as marcas com os utilizadores. Este artigo fala sobre as diferentes práticas de interação associadas à comunicação entre marca e utilizador, seja no âmbito tradicional ou em ambiente digital.
A grande pergunta colocada aqui é: “De que forma o conteúdo de marca interage transversalmente com os consumidores do ambiente tradicional para o digital?”
Metodologia utilizada
Para a realização deste artigo os métodos de investigação utilizados foram o descritivo e também o estudo de caso. A primeira está relacionada com a análise da proposição teórica de Landowski e a segunda com um estudo de caso de um Centro Comercial em Pernambuco com a criação de uma campanha viral relacionada com o Dia da Mãe.
Perguntas de Pesquisa:
1. De que forma são os consumidores influenciados pelo conteúdo de marca?
2. Qual o tipo de conteúdo de marca que influencia mais o consumidor?
De forma a dar resposta a estas perguntas de pesquisa, os autores tiveram duas abordagens diferentes:
(1) Através da análise dos métodos de interação propostos por Landowski – programação, manipulação, ajustamento e assentimento.
(2) Utilização de um caso de estudo que aconteceu em Pernambuco relacionado com o Dia da Mãe. Este caso de estudo por ter um caráter muito emotivo embutido na história do anúncio, demonstra que as pessoas têm maior afinidade com anúncios emotivos.
Principais Resultados
De acordo com os autores, as formas de comunicar das marcas têm vindo a sofrer alterações que estão muito associadas à evolução das mídias digitais. Toda a comunicação de hoje em dia tem como maior objetivo impulsionar o engagement digital. Olhando aos vários exemplos que os autores mencionam, os regimes de interação propostos por Landowski, tornam-se uma metodologia valiosa para compreendermos a natureza dos discursos que estão a ser estabelecidos pela marca e o público-alvo. Assim sendo, as marcas tem hoje em dia inúmeras formas de comunicar sendo que as estratégias de publicidade estão a ficar cada vez mais complexas porque dado à oferta de vários meios e opções, fica mais difícil conseguir estabelecer uma ligação emocional com o consumidor porque para além de existir concorrência, as formas de publicidade e a mensagem em si ficam mais difíceis de transmitir.
Artigo 2 – Análise de conteúdo para as redes sociais: Metodologia para uma marca de moda
Este segundo artigo é da autoria de Caroline Grassi e António Dinis Marques.
Com o crescimento das redes sociais e o tempo despendido nas mesmas, têm- se colocado inúmeras questões em relação à forma como as marcas impulsionam-se nestas plataformas e também como se relacionam com os clientes. Este artigo faz uma análise longitudinal da atividade de uma marca de moda nas redes sociais Facebook e Instagram. O objetivo deste artigo é analisar a forma como os utilizadores interagem com a marca perante várias estratégias utilizadas com a mesma e também com diferentes conteúdos.
A grande pergunta colocada aqui é: “De que forma os utilizadores interagem com uma marca de moda?”
Metodologia utilizada
Para a realização deste artigo os métodos de investigação utilizados foram o descritivo e também o estudo de caso. A primeira está relacionada com o levantamento bibliográfico e também de referências teóricas, enquanto que a segunda está relacionada com a análise de três estudos de caso.
Perguntas de Pesquisa:
1. De que forma os utilizadores interagem com as redes sociais?
2. De que forma é feita a presença de marcas em redes sociais como o Facebook e Instagram?
3- Quais as estratégias utilizadas pelas marcas nas redes sociais para conseguirem impulsionar-se ?
De forma a dar resposta a estas perguntas de pesquisa, os autores tiveram abordagens semelhantes:
(1) e (2) – Levantamento bibliográfico e referências teóricas que permitem perceber o funcionamento das plataformas bem como entender a forma como os utilizadores interagem.
(3) – Análise de três estudos de caso para compreender quais as funcionalidades mais utilizadas nas redes sociais Facebook e Instagram. Para além disso, esta análise de estudos de caso, permitiu aferir qual o tipo de conteúdo que é utilizado nas plataformas.
Principais Resultados
As redes sociais têm vindo a assumir um papel preponderante no dia a dia das pessoas. Com o crescimento destes meios de comunicação digitais, as marcas tiveram que adaptar a sua comunicação ao ambiente digital. Assim sendo, as marcas hoje em dia estão presentes seja em Facebook e Instagram e procuram de forma criativa, impactar os utilizadores para conseguirem que eles interajam com a marca. Olhando para o artigo, reparamos que as marcas produzem o mesmo tipo de conteúdo para ambas as plataformas sendo elas totalmente diferentes e derivado isso necessitar de uma estratégia diferente. Com isto, concluímos que em Portugal, as marcas ainda não sabem comunicar de forma certa nas redes sociais visto que não tem uma estratégia delineada e também não tem o “know-how” necessário para perceber o funcionamento de ambas as plataformas e isso acaba por originar comunicação de forma errada e uma presença errada da marca no digital.
As nossas conclusões…
Tendo em conta os principais resultados obtidos nestes dois artigos, podemos dizer que apesar das estratégias serem cada vez mais complexas devido à grande oferta de meios de comunicação e redes sociais, e estes estarem cada vez mais presentes no nosso dia a dia; é ainda difícil transmitir a mensagem pretendida pelas marcas aos consumidores.
Esta dificuldade pode, em certa parte, ser derivada ao facto de as marcas não saberem ainda como comunicar de forma correta com o seu público-alvo, uma vez que muitas vezes utilizam o mesmo conteúdo para diferentes redes sociais e meios de comunicação, o que faz com que muitas vezes o consumidor que as siga me mais do que uma rede social perca o interesse, ou o consumidor que está presente nessa rede social não se enquadre com o tipo de conteúdo publicado independentemente de gostar da marca.
João Fernandes, a22107178 | Mariana Silva a22107143