Texto realizado por: Maria Lupi
O artigo aborda o tema das estratégias de inbound marketing e se as mesmas são mais eficazes para atrair consumidores. O objetivo do artigo é perceber como essas estratégias estão a ganhar importância no mercado e como impacta o comportamento do consumidor.
A questão de pesquisa que o artigo tenta responder é “Como as estratégias de inbound marketing estão a impactar o comportamento do consumidor e qual a sua eficácia?“
E a metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica.
Inbound VS Outbound marketing?
O inbound marketing 🖥️ tem como base criar valor entre a empresa e o cliente. Concentra-se em atrair clientes com conteúdo original, em vez de enviar anúncios para uma grande audiência.
Outbound marketing 📺 é utilizado para descrever qualquer tipo de marketing que seja dirigido ao consumidor, como os anúncios de televisão ou os outdoors. Também é conhecido como “marketing de interrupção”, pois é colocado diretamente à frente do consumidor, com o objetivo de o tornar difícil de ignorar e não pode responder ou interagir com o anúncio.
O objetivo não é promover a comunicação ou o diálogo, mas sim bombardear os consumidores até cederem. A publicidade tradicional está saturada, com imensas empresas a competir pela atenção dos clientes. É difícil destacar-se e medir o impacto que tem e a sua eficácia.
Uma estratégia de inbound marketing forte concentra-se nos problemas e nas necessidades do consumidor.
O inbound marketing foca-se num objetivo e para o cumprir são necessários alguns passos:
- Desenvolver uma buyer persona funcional e realista;
- Identificar quais os problemas, atividades e resultados que procura.
- Abordar os métodos que a pessoa utiliza para procurar a solução.
Ao termos uma ideia específica de quais os problemas e preferências da nossa buyer persona, podemos criar conteúdos atrativos e próximos das suas necessidades. Através desse conteúdo, podemos atrair o consumidor para a solução do seu problema que a empresa está em condições de fornecer.
Antes a informação era fornecida através da divulgação através de marketing tradicional (above the line). Atualmente, a pessoa tem à sua disposição uma vasta gama de recursos e informações já recolhidas. Assim, as empresas devem investir em SEO para ajudar o conteúdo da empresa a ser melhor visualizado.
O inbound marketing está direcionado ao seu público-alvo (persona).
Quais os tipos de inbound marketing?
Existem vários tipos de inbound marketing, mas vamos focar-nos em 3:
- Marketing digital 🖥️
É a criação e partilha de conteúdos relevantes e valiosos relacionados com a marca para clientes atuais/potenciais no digital, para desenvolver o seu envolvimento favorável com a marca, confiança e relações em vez de diretamente persuadir os clientes a comprar.
Também se diferencia do marketing tradicional pela forma a que chega aos consumidores. As pessoas agora compram em movimento, através do clique no telemóvel ou do computador, passam os anúncios televisivos à frente e ignoram os flyers que lhes dão. O consumidor alterou o seu comportamento o que leva as empresas a alterarem as suas estratégias de marketing também.
Uma grande vantagem do marketing digital é que permite medir resultados e tem um grande alcance. É mais eficiente em termos de custos, mais interativo e é adaptável. Permite quantificar o número de visualizações, os cliques e o nível de envolvimento dos consumidores.
- Marketing de redes sociais 👥
É uma forma mais específica do marketing digital. O marketing digital engloba todas as formas de marketing que se realiza numa plataforma digital, o marketing nas redes sociais reflete os esforços desenvolvidos nas mesmas.
Permite aos consumidores expressar opinões, partilhar as preocupações e pedir apoio e informação para resolver os seus problemas. Uma boa presença nas redes sociais pode ajudar uma empresa a crescer, bem como ser mais um local para interação mútua entre empresa e consumidores.
- Marketing de conteúdo 🤳
É o foco exato do inbound marketing. É a criação de informações e conteúdos interativos que respondem às necessidades do cliente. Baseia-se na persona criada para responder ás perguntas do cliente e fornecer um caminho para resolver os seus problemas.
O conteúdo serve para também criar lealdade e quando se baseia na marca e comunica o valor contido no conteúdo é eficaz. O conteúdo é mais eficaz quando é: autêntico, envolvente, intrigante e estratégico.
Através da utilização de conteúdos educativos, inovadores e informativos, o inbound marketing consegue atrair o cliente para a empresa de forma voluntária.
Resultados 🔎📊🎯
As principais conclusões deste artigo são as seguintes: 📚
- O inbound marketing é uma estratégia eficaz para atrair consumidores e aumentar as vendas, mas requer uma reflexão aprofundada antes de ser implementada com sucesso.
- O desenvolvimento de uma buyer persona e a criação de conteúdo atrativo são elementos essenciais para atrair os consumidores de forma voluntária.
- O uso de SEO é importante para alcançar um maior número de consumidores e aumentar a eficiência do orçamento de marketing.
- O inbound marketing permite que os consumidores optem por serem contatados, enquanto o outbound marketing força os anúncios para o consumidor. Isso cria uma diferença no valor fornecido ao consumidor.
- É crucial que as empresas conheçam o seu público-alvo e criem uma buyer persona para atrair os consumidores certos para os seus produtos ou serviços.
- Deve ser implementada uma estratégia em que haja uma quantidade certa de inbound e outbound marketing.
Estudos futuros 📚
Em relação a estudos futuros, poderia ser estudado:
- Qual o tipo de reação das empresas a terem de incorporar inbound marketing?
- Quais os esforços que exigem a uma empresa para incorporar estratégias de inbound marketing?
- Estratégias de inbound marketing aplicam-se de forma eficiente a todos os setores?
Artigo baseado em:
📚Lehnert, K., Goupil, S., & Brand, P. (2021). Content and the customer: inbound ad strategies gain traction. Journal of Business Strategy, 42(1), 3-12.