“(…) a moda também não esteve isenta do impacto da transformação digital, alterando tanto o mercado como as práticas de consumo dos consumidores.”
(Andò et al., 2019, como citados em Noris et al., 2021, p. 32)
🧑🏻💻
Por Margarida Machado
Nos dias de hoje fala-se cada vez mais em moda digital. A verdade é que nem a indústria da moda escapou à transformação digital. Os consumidores têm novos comportamentos e as marcas novos desafios.
Não há como fugir a este debate…
A moda hoje é, sem dúvida, digital!
Mas será o digital um forte aliado para a indústria da moda?
Vais encontrar todas as respostas no artigo “Digital Fashion: A systematic literature review. A perspective on marketing and communication”, de Alice Noris, Tekila Harley Nobile, Nadzeya Kalbaska e Lorenzo Cantoni.
Este artigo de 2021 procura apresentar e compreender o estado da arte dos estudos sobre moda digital, com especial destaque para as áreas da comunicação e do marketing.
💡Aqui podes encontrar informações sobre:
- A moda após a transformação digital
- O que pensam os investigadores sobre este campo de estudo?
- Porquê estudar moda digital?
- Metodologia de investigação
- Resultados obtidos
- Algumas limitações do estudo
- Conclusões sobre moda digital: a importância deste estudo
A moda após a transformação digital
À semelhança de outros setores, também a moda sofreu alterações com o fenómeno da transformação digital. O mercado mudou, assim como os comportamentos e exigências dos consumidores…
Hoje, os media digitais são utilizados para criar novas formas de produzir e divulgar artigos de roupa, além de novas ferramentas para melhorar a experiência de compra do consumidor.
Esta indústria não se faz apenas de estilistas, costureiras ou modelos, mas também de designers digitais.
O que é que isto significa para a sociedade?
- A moda é uma forma de comunicação: através de uma peça de roupa conseguimos expressar a nossa identidade, comportamentos e estilos de vida 👚🩳. O mesmo acontece com as marcas…
- O digital é uma oportunidade para criar novas tendências e estabelecer uma relação mais próxima com o público, inspirando cada vez mais pessoas!
O que pensam os investigadores sobre este campo de estudo?
“Os estudos relacionados com a moda digital estão a florescer em muitos contextos diferentes.” 💭
(Noris et al., 2021, p. 33)
A moda digital é um tema cada vez mais discutido na comunidade académica. No artigo de Noris et al. (2021) é possível encontrar perspetivas bastante interessantes sobre o tópico em análise:
Porquê estudar moda digital?
Embora os autores não formulem diretamente perguntas de pesquisa neste estudo, existem tópicos de investigação que norteiam o seu trabalho, tais como:
- Perceber qual é o ponto de situação do estado da arte no campo da moda digital;
- Compreender, descrever e classificar o domínio da moda digital;
- Entender a relação que existe entre a moda e as tecnologias da informação e da comunicação.
Metodologia de investigação🔍
A revisão sistemática de literatura foi o método escolhido para identificar os artigos mais relevantes sobre moda digital.
Apesar de o foco inicial ser o marketing e comunicação, os autores acabaram por abranger também outras áreas, precisamente para demonstrar que este campo de estudo é bastante diversificado.
Como é que os autores selecionaram a amostra bibliográfica?
Para esta pesquisa consideraram-se documentos publicados entre os anos 1950 e 2019, o que resultou num total de 910 resultados.
Mas a seleção foi ainda mais rigorosa… ✂️
- ✂️ Todos os documentos que não falavam sobre a temática da moda foram excluídos, como é o caso daqueles que utilizavam o termo “moda” meramente como um adjetivo;
- ✂️ Todos os artigos repetidos em mais do que uma base de dados foram contabilizados apenas uma vez.
Assim…
- Foi possível chegar a uma amostra final com 491 artigos bibliográficos relevantes para este estudo; 🗂️
- Em seguida, todos estes documentos foram organizados segundo o método de categorização de Kalbaska et al. (2019), atribuindo a cada documento uma das três categorias propostas:
Mas algo estava mal… 😥
Alguns documentos não se enquadravam em nenhuma destas categorias…
Isto levou a uma nova análise por parte dos investigadores:
- Uma nova classificação foi apresentada a 18 especialistas (10 doutorandos, 4 investigadores pós-doutorados, 2 profissionais e 2 professores), ligados à área da comunicação digital ou à comunicação na indústria da moda;
💡
- Assim, os autores chegaram, finalmente, à disposição certa de toda a bibliografia em 3 categorias divididas, por sua vez, em 2 ou 3 subcategorias.
Após esta análise esperam-se alguns resultados…
Resultados obtidos 📊
Dentro do campo de estudo da moda digital, os autores perceberam que:
- Apenas existiam estudos a partir de 1998, já que as principais plataformas digitais e redes sociais só surgiram no final dos anos 90 e início do século XXI;
- Nos anos de 2018 e 2017 existiram mais publicações, mais especificamente 105 em 2018 e 77 em 2017;
- O número de publicações sobre moda digital tem tendência para aumentar;
- Foram encontrados 281 artigos de congressos, 123 artigos publicados em livros, 85 artigos de jornais académicos e 2 artigos de revistas;
- A China é o país com o maior número de publicações nesta área. Em seguida estão os EUA, Reino Unido e Itália.
Quais os temas dos artigos analisados? 🤔
- C&M – Comunicação e Marketing (com 255 artigos):
- Práticas (119 artigos);
- Ferramentas de auxílio (109 artigos);
- Implicações sociais (27 artigos).
2. D&P – Design e Produção (com 155 artigos):
- Implementação de processos e tecnologia (95 artigos);
- Desenvolvimento de produtos (60 artigos).
3. C&S – Cultura e Sociedade (com 81 artigos):
- Cultura (53 artigos);
- Educação (22 artigos);
- Sociedade (6 artigos).
Algumas limitações deste estudo🧐👎🏻
Apesar de todo o trabalho desenvolvido pelos autores, ficaram algumas questões por aprofundar:
- A relação entre as temáticas das diferentes categorias;
- A inclusão de outras bases de dados, documentos noutros idiomas e mais palavras-chave, como por exemplo “moda vestível”, “moda virtual” e “moda inteligente” (Noris et al., 2021);
- A recolha de dados do ano completo de 2019 e períodos seguintes para identificar possíveis avanços na moda digital;
- A utilização de ferramentas de análise automática de conteúdos para validar ou melhorar a organização que foi feita e, possivelmente, propor novas categorias.
Conclusões sobre moda digital🛍️📱
Quão importante é este estudo?
Os investigadores conseguem:
- Ter uma visão global da moda digital enquanto campo de estudo;
- Navegar mais facilmente dentro de um campo de estudo que é tão heterogéneo;
- Perceber quais são as temáticas mais investigadas dentro da moda digital, assim como aquelas que precisam de ser aprofundadas. Existem, ainda, poucas informações sobre a influência que as estratégias de marketing e comunicação têm na sociedade;
- Sentir-se motivados para partilhar as suas perspetivas e fazer novas pesquisas dentro da área. Tal como sugerido por Noris et al. (2021), este estudo pode incitar outros investigadores a analisarem as metodologias mais utilizadas nos diferentes artigos, destacando as que fazem mais sentido para as pesquisas no campo da moda.
As marcas conseguem:
- Perceber como funciona, atualmente, a indústria da moda, assim como as novas exigências e comportamentos dos consumidores;
- Considerar a aposta nas tecnologias e nos media digitais para desenvolver estratégias de marketing e comunicação de sucesso, alcançando um maior número de pessoas;
- Conhecer novas ferramentas digitais bastante úteis, como o caso de avatares ou produtos 3D que criam uma maior interatividade e ajudam o consumidor na sua experiência de compra;
- Acompanhar a crescente presença dos consumidores no mundo digital. Sabendo que o consumidor atual faz cada vez mais compras online, hoje as marcas são desafiadas a melhorar a experiência de compra deste consumidor no website, para que esta seja tão agradável como a experiência em loja física;
- Reduzir os seus custos e desenvolver práticas mais sustentáveis através da criação e apresentação de artigos de roupa online. Existe uma maior preocupação com a redução do desperdício de tecidos e da poluição. Razão pela qual vemos cada vez mais artigos de roupa divulgados através de videojogos ou desfiles online.
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Agora que já és um especialista em moda digital, convido-te a consultares o artigo de Noris et al. (2021) aqui 📑