Moda Digital: tudo o que precisas de saber sobre esta nova tendência do marketing!


“(…) a moda também não esteve isenta do impacto da transformação digital, alterando tanto o mercado como as práticas de consumo dos consumidores.”

(Andò et al., 2019, como citados em Noris et al., 2021, p. 32)

🧑🏻‍💻

Por Margarida Machado

Nos dias de hoje fala-se cada vez mais em moda digital. A verdade é que nem a indústria da moda escapou à transformação digital. Os consumidores têm novos comportamentos e as marcas novos desafios.

Não há como fugir a este debate…

A moda hoje é, sem dúvida, digital!


Mas será o digital um forte aliado para a indústria da moda?

Vais encontrar todas as respostas no artigo “Digital Fashion: A systematic literature review. A perspective on marketing and communication”, de Alice Noris, Tekila Harley Nobile, Nadzeya Kalbaska e Lorenzo Cantoni.

Este artigo de 2021 procura apresentar e compreender o estado da arte dos estudos sobre moda digital, com especial destaque para as áreas da comunicação e do marketing.

💡Aqui podes encontrar informações sobre:

  1. A moda após a transformação digital
  2. O que pensam os investigadores sobre este campo de estudo?
  3. Porquê estudar moda digital?
  4. Metodologia de investigação
  5. Resultados obtidos
  6. Algumas limitações do estudo
  7. Conclusões sobre moda digital: a importância deste estudo

A moda após a transformação digital

À semelhança de outros setores, também a moda sofreu alterações com o fenómeno da transformação digital. O mercado mudou, assim como os comportamentos e exigências dos consumidores…

Hoje, os media digitais são utilizados para criar novas formas de produzir e divulgar artigos de roupa, além de novas ferramentas para melhorar a experiência de compra do consumidor.

Esta indústria não se faz apenas de estilistas, costureiras ou modelos, mas também de designers digitais.

O que é que isto significa para a sociedade?

  • A moda é uma forma de comunicação: através de uma peça de roupa conseguimos expressar a nossa identidade, comportamentos e estilos de vida 👚🩳. O mesmo acontece com as marcas…
  • O digital é uma oportunidade para criar novas tendências e estabelecer uma relação mais próxima com o público, inspirando cada vez mais pessoas!
Fonte: Freepik

O que pensam os investigadores sobre este campo de estudo?

“Os estudos relacionados com a moda digital estão a florescer em muitos contextos diferentes.” 💭
(Noris et al., 2021, p. 33)

A moda digital é um tema cada vez mais discutido na comunidade académica. No artigo de Noris et al. (2021) é possível encontrar perspetivas bastante interessantes sobre o tópico em análise:


Porquê estudar moda digital?

Embora os autores não formulem diretamente perguntas de pesquisa neste estudo, existem tópicos de investigação que norteiam o seu trabalho, tais como:

  • Perceber qual é o ponto de situação do estado da arte no campo da moda digital;
  • Compreender, descrever e classificar o domínio da moda digital;
  • Entender a relação que existe entre a moda e as tecnologias da informação e da comunicação.

Metodologia de investigação🔍

A revisão sistemática de literatura foi o método escolhido para identificar os artigos mais relevantes sobre moda digital.

Apesar de o foco inicial ser o marketing e comunicação, os autores acabaram por abranger também outras áreas, precisamente para demonstrar que este campo de estudo é bastante diversificado.

Como é que os autores selecionaram a amostra bibliográfica?

Para esta pesquisa consideraram-se documentos publicados entre os anos 1950 e 2019, o que resultou num total de 910 resultados.

Mas a seleção foi ainda mais rigorosa… ✂️

  • ✂️ Todos os documentos que não falavam sobre a temática da moda foram excluídos, como é o caso daqueles que utilizavam o termo “moda” meramente como um adjetivo;
  • ✂️ Todos os artigos repetidos em mais do que uma base de dados foram contabilizados apenas uma vez.

Assim…

  • Foi possível chegar a uma amostra final com 491 artigos bibliográficos relevantes para este estudo; 🗂️
  • Em seguida, todos estes documentos foram organizados segundo o método de categorização de Kalbaska et al. (2019), atribuindo a cada documento uma das três categorias propostas:

Mas algo estava mal… 😥

Alguns documentos não se enquadravam em nenhuma destas categorias

Isto levou a uma nova análise por parte dos investigadores:

  • Uma nova classificação foi apresentada a 18 especialistas (10 doutorandos, 4 investigadores pós-doutorados, 2 profissionais e 2 professores), ligados à área da comunicação digital ou à comunicação na indústria da moda;

💡

  • Assim, os autores chegaram, finalmente, à disposição certa de toda a bibliografia em 3 categorias divididas, por sua vez, em 2 ou 3 subcategorias.

Após esta análise esperam-se alguns resultados…

Resultados obtidos 📊

Dentro do campo de estudo da moda digital, os autores perceberam que:

  • Apenas existiam estudos a partir de 1998, já que as principais plataformas digitais e redes sociais só surgiram no final dos anos 90 e início do século XXI;
  • Nos anos de 2018 e 2017 existiram mais publicações, mais especificamente 105 em 2018 e 77 em 2017;
Gráfico 1. Artigos por ano de publicação (até julho de 2019).
Fonte: Noris et al. (2021)
  • O número de publicações sobre moda digital tem tendência para aumentar;
  • Foram encontrados 281 artigos de congressos, 123 artigos publicados em livros, 85 artigos de jornais académicos e 2 artigos de revistas;
  • A China é o país com o maior número de publicações nesta área. Em seguida estão os EUA, Reino Unido e Itália.
Gráfico 2. Países de acordo com as instituições às quais os primeiros autores de cada artigo estavam associados. Nos casos em que existiam associações a mais do que uma instituição, foram considerados todos os países.
Fonte: Noris et al. (2021)

Quais os temas dos artigos analisados? 🤔

  1. C&M – Comunicação e Marketing (com 255 artigos):
  • Práticas (119 artigos);
  • Ferramentas de auxílio (109 artigos);
  • Implicações sociais (27 artigos).

2. D&P – Design e Produção (com 155 artigos):

  • Implementação de processos e tecnologia (95 artigos);
  • Desenvolvimento de produtos (60 artigos).

3. C&S – Cultura e Sociedade (com 81 artigos):

  • Cultura (53 artigos);
  • Educação (22 artigos);
  • Sociedade (6 artigos).

Algumas limitações deste estudo🧐👎🏻

Apesar de todo o trabalho desenvolvido pelos autores, ficaram algumas questões por aprofundar:

  • A relação entre as temáticas das diferentes categorias;
  • A inclusão de outras bases de dados, documentos noutros idiomas e mais palavras-chave, como por exemplo “moda vestível”, “moda virtual” e “moda inteligente” (Noris et al., 2021);
  • A recolha de dados do ano completo de 2019 e períodos seguintes para identificar possíveis avanços na moda digital;
  • A utilização de ferramentas de análise automática de conteúdos para validar ou melhorar a organização que foi feita e, possivelmente, propor novas categorias.

Conclusões sobre moda digital🛍️📱

Quão importante é este estudo?

Os investigadores conseguem:

  • Ter uma visão global da moda digital enquanto campo de estudo;
  • Navegar mais facilmente dentro de um campo de estudo que é tão heterogéneo;
  • Perceber quais são as temáticas mais investigadas dentro da moda digital, assim como aquelas que precisam de ser aprofundadas. Existem, ainda, poucas informações sobre a influência que as estratégias de marketing e comunicação têm na sociedade;
  • Sentir-se motivados para partilhar as suas perspetivas e fazer novas pesquisas dentro da área. Tal como sugerido por Noris et al. (2021), este estudo pode incitar outros investigadores a analisarem as metodologias mais utilizadas nos diferentes artigos, destacando as que fazem mais sentido para as pesquisas no campo da moda.

As marcas conseguem:

  • Perceber como funciona, atualmente, a indústria da moda, assim como as novas exigências e comportamentos dos consumidores;
  • Considerar a aposta nas tecnologias e nos media digitais para desenvolver estratégias de marketing e comunicação de sucesso, alcançando um maior número de pessoas;
  • Conhecer novas ferramentas digitais bastante úteis, como o caso de avatares ou produtos 3D que criam uma maior interatividade e ajudam o consumidor na sua experiência de compra;
  • Acompanhar a crescente presença dos consumidores no mundo digital. Sabendo que o consumidor atual faz cada vez mais compras online, hoje as marcas são desafiadas a melhorar a experiência de compra deste consumidor no website, para que esta seja tão agradável como a experiência em loja física;
  • Reduzir os seus custos e desenvolver práticas mais sustentáveis através da criação e apresentação de artigos de roupa online. Existe uma maior preocupação com a redução do desperdício de tecidos e da poluição. Razão pela qual vemos cada vez mais artigos de roupa divulgados através de videojogos ou desfiles online.
Fonte: Flaticon

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Agora que já és um especialista em moda digital, convido-te a consultares o artigo de Noris et al. (2021) aqui 📑