Com o constante avanço tecnológico, é essencial que as pequenas e médias empresas, utilizem algumas ferramentas tecnológicas e técnicas de comunicação emergentes, devido ao facto de serem uma grande oportunidade para melhorar a visibilidade e competitividade destas empresas no meio digital
WOM (Word of mouth) é definido como um processo entre pessoas em que o recetor recebe informações normalmente relacionadas com uma determinada marca ou produto. WOM te um papel importante no mercado porque muda as opiniões e os comportamentos dos consumidores sendo uma ferramenta de comunicação que as empresas confiam para aumentar a procura por um produto. E-WOM é igual ao tradicional WOM mas no contexto digital, possibilitando que muitos influenciadores e consumidores possam dar a sua opinião acerca de um produto ou serviço para um maior número de pessoas, de forma a mudar as opiniões e as decisões de compra.
O artigo “Improving SMEs competitiveness with the use of Instagram influencer advertising and eWOM” procura explorar o papel do instagram e do eWOM como uma forma de melhorar a competitividade das PME na indústria da cosmética, na Arábia saudita.
Metodologia e resultados obtidos
Para perceber a opinião de jovens mulheres da Arábia saudita acerca dos influenciadores de instagram e do e-WOM foram realizadas entrevistas a 12 mulheres, com as idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, e que sejam ativas nas redes sociais. Os critérios de seleção das participantes foram: ter uma conta instagram; seguir pessoas influentes; visitar as páginas dessas pessoas regularmente.
Resultados obtidos:
- As participantes afirmaram que o e-WOM tem influência na decisão de compra
- Todas as participantes preferem fazer a sua própria pesquisa acerca de um produto, mas os post no instagram sobre produtos de beleza influenciam a tomada de decisão
- Algumas participantes referem que o e-WOM teve impacto embora não tenha levado a uma compra
- Grande parte das participantes afirma que não confiam totalmente nas influenciadoras do instagram, devido a muitas não serem autenticas e honestas
- Muitas partipantes preferem as opiniões de consumidores em detrimento das influenciadoras, pelo facto dos consumidores não ganharem nada por darem a sua opinião, sendo uma opinião mais honesta
- A maioria dos participantes refere que e-WOM negativo tem um impacto maior
Conclusões
Este estudo visa perceber a importância do instagram e do e-WOM na indústria dos cosméticos como uma ferramenta para ganhar mais visibilidade, competitividade e resiliência.
Um facto interessante é a importância da honestidade, autenticidade e confiança na e-WOM, visto que muitos consumidores não confiam totalmente na opinião de influenciadoras digitais.
Posto isto, é possível concluir que os influenciadores digitais e sobretudo o e-WOM são importantíssimos para o crescimento das PME, sendo uma forma de alcançarem um maior público e consequentemente mais vendas. O e-WOM tem um impacto enorme na decisão de compra e na escolha dos consumidores, porque sendo realizado no digital não necessita de ser cara a cara então tem uma capacidade de alcançar e influenciar um maior número de pessoas.