Brand Communication in Social Media: A Research Agenda


Matilde Filipe

Hilde A.M. Voorveld escreveu o artigo Brand Communication in Social Media: A Research Agenda publicado no Journal of Advertising em 2019. Este artigo fala sobre uma possivel agenda para uma futura pesquisa sobre comunicação de marcas nas redes socias.

Social Media

“a group of Internet-based applications that
build on the ideological and technological foundations of
Web 2.0, and allow the creation and exchange of user generated content”- Kaplan and Haenlein

Pontos investigados pelo autor:

(1) Influenciadores de social media

(2) Conteúdo das marcas personalizado em social media

(3) As preocupações éticas sobre a natureza do conteúdo de social media e o empoderamento do consumidor

(4) Características da plataforma em vez do Facebook

(5) A integração das social media no mix de mídia e na jornada do consumidor

(6) Uso real de dados nas social media

Os 5 principais artigos utilizados:

  • Boerman, Sophie C., Lotte M. Willemsen, and Eva P. Van Der Aa (2017), “‘This Post Is Sponsored’: Effects of Sponsorship Disclosure on Persuasion Knowledge and Electronic Word of Mouth in the Context of Facebook,” Journal of Interactive Marketing, 38, 82–92.
  • De Veirman, Marijke, Veroline Cauberghe, and Liselot Hudders (2017), “Marketing through Instagram Influencers: The Impact of Number of Followers and Product Divergence on Brand Attitude,” International Journal of Advertising, 36 (5), 798–828. 
  • Domingues Aguiar, Tatiana, and Eva A. van Reijmersdal (2018), Influencer Marketing, Amsterdam, the Netherlands: SWOCC.
  • Lamberton, Cait, and Andrew T. Stephen (2016), “A Thematic Exploration of Digital, Social Media, and Mobile Marketing: Research Evolution from 2000 to 2015 and an Agenda for Future Inquiry,” Journal of Marketing, 80 (6), 146–72. 
  • Van Der Heide, Brandon, and Young-Shin Lim (2016), “On the Conditional Cueing of Credibility Heuristics: The Case of Online Influence,” Communication Research, 43 (5), 672–93. 

Metodologia

A metodologia utilizada neste artigo é método descritivo, estudo de caso, pesquisa exploratória.

A pesquisa exploratória procura explorar um problema, de modo a fornecer informações para uma investigação mais precisa. Elas visam uma maior proximidade com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses.

Resultados

O objetivo deste artigo foi criar uma agenda para pesquisas futuras, foi baseado numa pesquisa de palavra-chave, estas seis palavras ajudam a sustentar a pesquisa sobre a comunicação das marcas nas redes sociais.

2011 foi o ano em que a comunicação através das redes sociais começou a crescer, sendo que o Facebook foi a plataforma social mais importante para este crescimento.

FIG.1 Number of papers published on different social media platforms

É provável que as possibilidades e as respostas do consumidor à comunicação da marca sejam diferentes entre vários tipos de plataformas. Outro desafio relevante no que diz respeito às características do canal de redes sociais é que na comunicação das marcas, as redes sociais geralmente não são usadas como uma atividade autônoma, mas sim combinadas com outras mídias. Além disso, os consumidores costumam usar as redes sociais em combinação com outras mídias digitais e tradicionais nasua jornada de consumo.

O uso das redes sociais pelas marcas principalmente nos dias que correm são uma excelente estratégia de marketing pois vivemos numa era digital onde tudo, ou quase tudo passa por lá.

Implicações teóricas

Para determinar direções para uma futura pesquisa os desafios conceituais e teóricos e as expectativas da indústria de mídia foram estudados anteriormente, sendo que foram assim definidas 6 futuras chaves de pesquisa.

Reseach on Social Media Influencers

Research on Personalized Brand Content in Social Media

Research on Ethical Concerns about the Nature of Social Media Content and Consumer Empowerment

Research Focusing on Platform Characteristics Rather Than on Facebook

Research on the Integration of Social Media in the Media Mix and the Consumer Journey

Research Using Real Social Media Data

Implicações gerenciais

            Esta investigação reuniu várias pesquisas de forma a perceber em que ponto as redes sociais são utilizadas pelas marcas de modo a comunicarem com os clientes, este artigo ajuda também a melhorar a utilização das redes socias pelas marcas futuramente de que modo estas podem influenciar o consumidor.