Comunicação da marca através de influenciadores digitais: alavancagem do envolvimento dos criadores de conteúdo


“O poder crescente dos criadores de conteúdo para influenciar a sua comunidade, emergiu como um novo local de comunicação para as marcas.”

Ebru Uzunoglu, Sema Misci Kip
Autoria: Fonte Própria

Por Beatriz Pereira

Brand communication through digital influencers: Leveraging blogger engagement é o nome do artigo escrito por Ebru Uzunoglu e Sema Misci KipDepartment, onde discutem, sob o ponto de vista da teoria do fluxo em duas etapas, a expansão o papel dos influenciadores digitais na comunicação da marca e explica de que forma as empresas podem ligar-se a estes, atualmente considerados líderes de opinião. 💡

Fotografia ilustrativa metodologias
Fonte: FreePik

Na revisão de literatura feita para este artigo, foram consultados trabalhos desenvolvidos e publicados por académicos sobre o tema, com especial relevância para os seguintes autores, que foram os mais citados:

📖 Droge, C., Stanko, M. A., & Pollitte, W. A. (2010). Lead users and early adopters onthe web: The role of new technology product blogs. Journal of Product InnovationManagement, 27, 66–82.

📖 Katz, E. (1957). The two-step flow of communication: An up-to-date report on anhypothesis. Public Opinion Quarterly, 21, 61–78.

📖 Katz, E., & Lazarsfeld, P. F. (1955). Personal influence: The part played by people in theflow of mass communication. Glencoe, IL: Free Press.

📖 McCreanor, T., Barnes, H. M., Gregory, M., Kaiwai, H., & Borrel, S. (2005). Consum-ing identities: Alcohol marketing and the commodification of youth experience.Addiction Research and Theory, 13(6), 579–590.

📖 Singh, T., Veron-Jackson, L., & Cullinane, J. (2008). Blogging: A new play in yourmarketing game plan. Business Horizons, 51, 281–292.

Teoria principal do artigo

A teoria principal que os autores utilizam como base para a elaboração deste artigo é a teoria do fluxo em duas etapas, proposta por Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet, mais conhecida por Two-step flow. Com base nesta perspetiva (e nas conclusões de entrevistas realizadas), os autores propõem um modelo que mapeia a função influenciadora dos bloggers: modelo de comunicação da marca através de líderes de opinião digitais.

Teoria do fluxo em duas etapas
Fonte: Ítalo Araújo

Pontos investigados 🕵️

Os autores investigaram a resposta aos seguintes pontos:

  • definição de criador de conteúdo digital;
  • critérios de seleção de um criador de conteúdo digital;
  • integração digital;
  • poder do criador de conteúdo digital;
  • construção de relações de longo prazo com influenciadores digitais;
  • medição e questões orçamentais na comunicação entre influenciadores digitais.
Fotografia ilustrativa de um criador de conteúdo
Fonte: FreePik

Metodologia utilizada

Na sequência da clarificação dos objetivos do estudo, foram utilizadas duas metodologias: metodologia mista ( qualitativa e quantitativa), pois são relatadas entrevistas aprofundadas com 17 representantes de marcas e agências digitais. Foi também utilizada a Revisão de Literatura com o objetivo de compreender o tema.

Principais resultados

As entrevistas intelectuais foram examinadas com base nos sete pontos investigados pelos autores, e nesse sentido, os resultados prendem-se com a perceção e definição desses sete pontos:

Tabela de resultados da investigação
Fonte: Autoria Própria

Implicações teóricas

Este artigo tem uma contribuição teórica de duas maneiras: primeiramente, os influenciadores, tal como afirma o modelo apresentado neste artigo, transmitem mensagens através de blogs e microblogs, e as suas experiências servem de ponto de referência para os seus seguidores/leitores, ou seja a comunicação entre marca e influenciador pode basear-se no paradigma do fluxo de duas etapas mencionado.

Depois, devido à natureza das redes sociais assistimos à facilitação da existência de múltiplas interações entre seguidores e leitores. Neste sentido, múltiplas partes podem estar envolvidas no processo de transmissão da mensagem, que vai para além da teoria do fluxo em duas etapas, e tem implicações para os investigadores.

Implicações gerenciais

Uma compreensão mais clara da comunicação da marca através do modelo dos influenciadores digitais pode capitalizar a experiência dos profissionais na interação dos influenciadores digitais e levar a implicações de gestão sobre o fluxo de mensagens dos influenciadores e mediadores no ambiente online.

As conclusões das entrevistas deste estudo proporcionam conhecimentos para profissionais que estejam a tentar construir relações com influenciadores digitais, bem como diretrizes tácitas para a implementação do envolvimento dos influenciadores nas áreas de compreensão das motivações e ligações pessoais dos influenciadores, critérios de seleção de influenciadores, e desenvolvimento de experiências satisfatórias.

Fonte: Autoria Própria