“O poder crescente dos criadores de conteúdo para influenciar a sua comunidade, emergiu como um novo local de comunicação para as marcas.”
Ebru Uzunoglu, Sema Misci Kip
Por Beatriz Pereira
Brand communication through digital influencers: Leveraging blogger engagement é o nome do artigo escrito por Ebru Uzunoglu e Sema Misci KipDepartment, onde discutem, sob o ponto de vista da teoria do fluxo em duas etapas, a expansão o papel dos influenciadores digitais na comunicação da marca e explica de que forma as empresas podem ligar-se a estes, atualmente considerados líderes de opinião. 💡
Na revisão de literatura feita para este artigo, foram consultados trabalhos desenvolvidos e publicados por académicos sobre o tema, com especial relevância para os seguintes autores, que foram os mais citados:
📖 Droge, C., Stanko, M. A., & Pollitte, W. A. (2010). Lead users and early adopters onthe web: The role of new technology product blogs. Journal of Product InnovationManagement, 27, 66–82.
📖 Katz, E. (1957). The two-step flow of communication: An up-to-date report on anhypothesis. Public Opinion Quarterly, 21, 61–78.
📖 Katz, E., & Lazarsfeld, P. F. (1955). Personal influence: The part played by people in theflow of mass communication. Glencoe, IL: Free Press.
📖 McCreanor, T., Barnes, H. M., Gregory, M., Kaiwai, H., & Borrel, S. (2005). Consum-ing identities: Alcohol marketing and the commodification of youth experience.Addiction Research and Theory, 13(6), 579–590.
📖 Singh, T., Veron-Jackson, L., & Cullinane, J. (2008). Blogging: A new play in yourmarketing game plan. Business Horizons, 51, 281–292.
Teoria principal do artigo
A teoria principal que os autores utilizam como base para a elaboração deste artigo é a teoria do fluxo em duas etapas, proposta por Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet, mais conhecida por Two-step flow. Com base nesta perspetiva (e nas conclusões de entrevistas realizadas), os autores propõem um modelo que mapeia a função influenciadora dos bloggers: modelo de comunicação da marca através de líderes de opinião digitais.
Pontos investigados 🕵️
Os autores investigaram a resposta aos seguintes pontos:
- definição de criador de conteúdo digital;
- critérios de seleção de um criador de conteúdo digital;
- integração digital;
- poder do criador de conteúdo digital;
- construção de relações de longo prazo com influenciadores digitais;
- medição e questões orçamentais na comunicação entre influenciadores digitais.
Metodologia utilizada
Na sequência da clarificação dos objetivos do estudo, foram utilizadas duas metodologias: metodologia mista ( qualitativa e quantitativa), pois são relatadas entrevistas aprofundadas com 17 representantes de marcas e agências digitais. Foi também utilizada a Revisão de Literatura com o objetivo de compreender o tema.
Principais resultados
As entrevistas intelectuais foram examinadas com base nos sete pontos investigados pelos autores, e nesse sentido, os resultados prendem-se com a perceção e definição desses sete pontos:
Implicações teóricas
Este artigo tem uma contribuição teórica de duas maneiras: primeiramente, os influenciadores, tal como afirma o modelo apresentado neste artigo, transmitem mensagens através de blogs e microblogs, e as suas experiências servem de ponto de referência para os seus seguidores/leitores, ou seja a comunicação entre marca e influenciador pode basear-se no paradigma do fluxo de duas etapas mencionado.
Depois, devido à natureza das redes sociais assistimos à facilitação da existência de múltiplas interações entre seguidores e leitores. Neste sentido, múltiplas partes podem estar envolvidas no processo de transmissão da mensagem, que vai para além da teoria do fluxo em duas etapas, e tem implicações para os investigadores.
Implicações gerenciais
Uma compreensão mais clara da comunicação da marca através do modelo dos influenciadores digitais pode capitalizar a experiência dos profissionais na interação dos influenciadores digitais e levar a implicações de gestão sobre o fluxo de mensagens dos influenciadores e mediadores no ambiente online.
As conclusões das entrevistas deste estudo proporcionam conhecimentos para profissionais que estejam a tentar construir relações com influenciadores digitais, bem como diretrizes tácitas para a implementação do envolvimento dos influenciadores nas áreas de compreensão das motivações e ligações pessoais dos influenciadores, critérios de seleção de influenciadores, e desenvolvimento de experiências satisfatórias.