Content and the customer: inbound ad strategies gain traction


Texto realizado por: Maria Lupi

O artigo aborda o tema das estratégias de inbound marketing e se as mesmas são mais eficazes para atrair consumidores. O objetivo do artigo é perceber como essas estratégias estão a ganhar importância no mercado e como impacta o comportamento do consumidor.

A questão de pesquisa que o artigo tenta responder é “Como as estratégias de inbound marketing estão a impactar o comportamento do consumidor e qual a sua eficácia?

E a metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica.

Inbound VS Outbound marketing?

O inbound marketing 🖥️ tem como base criar valor entre a empresa e o cliente. Concentra-se em atrair clientes com conteúdo original, em vez de enviar anúncios para uma grande audiência.

Outbound marketing 📺 é utilizado para descrever qualquer tipo de marketing que seja dirigido ao consumidor, como os anúncios de televisão ou os outdoors. Também é conhecido como “marketing de interrupção”, pois é colocado diretamente à frente do consumidor, com o objetivo de o tornar difícil de ignorar e não pode responder ou interagir com o anúncio.

O objetivo não é promover a comunicação ou o diálogo, mas sim bombardear os consumidores até cederem. A publicidade tradicional está saturada, com imensas empresas a competir pela atenção dos clientes. É difícil destacar-se e medir o impacto que tem e a sua eficácia.

Uma estratégia de inbound marketing forte concentra-se nos problemas e nas necessidades do consumidor. 

O inbound marketing foca-se num objetivo e para o cumprir são necessários alguns passos:

  1. Desenvolver uma buyer persona funcional e realista;
  2. Identificar quais os problemas, atividades e resultados que procura.
  3. Abordar os métodos que a pessoa utiliza para procurar a solução.

Ao termos uma ideia específica de quais os problemas e preferências da nossa buyer persona, podemos criar conteúdos atrativos e próximos das suas necessidades. Através desse conteúdo, podemos atrair o consumidor para a solução do seu problema que a empresa está em condições de fornecer.

Antes a informação era fornecida através da divulgação através de marketing tradicional (above the line). Atualmente, a pessoa tem à sua disposição uma vasta gama de recursos e informações já recolhidas. Assim, as empresas devem investir em SEO para ajudar o conteúdo da empresa a ser melhor visualizado. 

O inbound marketing está direcionado ao seu público-alvo (persona).

Quais os tipos de inbound marketing?

Existem vários tipos de inbound marketing, mas vamos focar-nos em 3:

  • Marketing digital 🖥️

É a criação e partilha de conteúdos relevantes e valiosos relacionados com a marca para clientes atuais/potenciais no digital, para desenvolver o seu envolvimento favorável com a marca, confiança e relações em vez de diretamente persuadir os clientes a comprar.

Também se diferencia do marketing tradicional pela forma a que chega aos consumidores. As pessoas agora compram em movimento, através do clique no telemóvel ou do computador, passam os anúncios televisivos à frente e ignoram os flyers que lhes dão. O consumidor alterou o seu comportamento o que leva as empresas a alterarem as suas estratégias de marketing também.

Uma grande vantagem do marketing digital é que permite medir resultados e tem um grande alcance. É mais eficiente em termos de custos, mais interativo e é adaptável. Permite quantificar o número de visualizações, os cliques e o nível de envolvimento dos consumidores.

  • Marketing de redes sociais 👥

É uma forma mais específica do marketing digital. O marketing digital engloba todas as formas de marketing que se realiza numa plataforma digital, o marketing nas redes sociais reflete os esforços desenvolvidos nas mesmas.

Permite aos consumidores expressar opinões, partilhar as preocupações e pedir apoio e informação para resolver os seus problemas. Uma boa presença nas redes sociais pode ajudar uma empresa a crescer, bem como ser mais um local para interação mútua entre empresa e consumidores. 

  • Marketing de conteúdo 🤳

É o foco exato do inbound marketing. É a criação de informações e conteúdos interativos que respondem às necessidades do cliente. Baseia-se na persona criada para responder ás perguntas do cliente e fornecer um caminho para resolver os seus problemas.

O conteúdo serve para também criar lealdade e quando se baseia na marca e comunica o valor contido no conteúdo é eficaz. O conteúdo é mais eficaz quando é: autêntico, envolvente, intrigante e estratégico.

Através da utilização de conteúdos educativos, inovadores e informativos, o inbound marketing consegue atrair o cliente para a empresa de forma voluntária

Resultados 🔎📊🎯

As principais conclusões deste artigo são as seguintes: 📚

  • O inbound marketing é uma estratégia eficaz para atrair consumidores e aumentar as vendas, mas requer uma reflexão aprofundada antes de ser implementada com sucesso.
  • O desenvolvimento de uma buyer persona e a criação de conteúdo atrativo são elementos essenciais para atrair os consumidores de forma voluntária.
  • O uso de SEO é importante para alcançar um maior número de consumidores e aumentar a eficiência do orçamento de marketing.
  • O inbound marketing permite que os consumidores optem por serem contatados, enquanto o outbound marketing força os anúncios para o consumidor. Isso cria uma diferença no valor fornecido ao consumidor.
  • É crucial que as empresas conheçam o seu público-alvo e criem uma buyer persona para atrair os consumidores certos para os seus produtos ou serviços.
  • Deve ser implementada uma estratégia em que haja uma quantidade certa de inbound e outbound marketing.

Estudos futuros 📚

Em relação a estudos futuros, poderia ser estudado:

  • Qual o tipo de reação das empresas a terem de incorporar inbound marketing?
  • Quais os esforços que exigem a uma empresa para incorporar estratégias de inbound marketing?
  • Estratégias de inbound marketing aplicam-se de forma eficiente a todos os setores?

Artigo baseado em:

📚Lehnert, K., Goupil, S., & Brand, P. (2021). Content and the customer: inbound ad strategies gain traction. Journal of Business Strategy, 42(1), 3-12.