“Os consumidores podem reagir ao conteúdo da marca
envolvendo-se com ele na forma de ler, assistir, curtir, compartilhar, comentar…”
(Schivinski et al., 2016)
Por Rita Rodrigues
Atualmente as redes sociais tornaram-se um canal de comunicação muito importante para as marcas.
No entanto, muitas marcas acreditam que o seu conteúdo de marca não esta a ter os resultados desejados tendo em conta os custos.
Desafio:
os profissionais de marketing fazerem com que os consumidores se envolvessem e participassem de atividades relacionadas à marca nas redes sociais.
Estudo:
“O presente estudo baseia-se na perspectiva CCT deduzida por Gensler et al. (2013) que afirmam que o branded content gerado pela empresa permite que os consumidores tenham conversas entre consumidores. Tais conversas nas mídias sociais permitem que os consumidores integrem seus próprios pensamentos e significados às histórias mostradas no branded content (Escalas, 2004)”
- Pessoas a partir dos 18 anos;
- Utilizadores frequentes de redes sociais;
- Envolvimento frequente com as marcas
O estudo é composto por oito alunos de pós-graduação e 12 participantes em uma vasta gama de ocupações.
A maioria dos participantes tinha o Facebook como plataforma preferida, enquanto cinco participantes eram usuários frequentes do Twitter e apenas um mencionou o YouTube como plataforma favorita.
Os participantes contaram as suas experiências com conteúdo de marca relacionado a diversas categorias de produtos, como tecnologia, alimentação, desporto e assim por diante.
Resultados:
Este estudo mostra que as principais motivações para o uso das redes sociais incluem: entretenimento, interação e vínculo social, expressão de opiniões, reforço da auto- identidade e procura de informações.
Os resultados deste estudo também sugerem que potencializar o engajamento com o branded content é uma forma de desenvolver o senso de comunidade virtual nas redes sociais.
As marcas devem envolver os consumidores com seu conteúdo de marca, dando-lhes experiências de conteúdo de marca que sejam bem-humoradas, úteis na socialização, esteticamente agradáveis e relacionadas às características de personalidade do mercado-alvo.
Além disso, o envolvimento do consumidor com a marca pode ser aprimorado com a criação de conteúdo de marca que contenha elementos que provoquem curiosidade e intriga.