Mobile advertising: o resumo da literatura atual, e os futuros planos de pesquisa


Texto por Bruno Barbosa


O que é Mobile advertising?

Esta é uma estratégia de marketing multicanal, que tem como principal objetivo atingir a audiência desejada nos seus telemóveis, tablets, e quaisquer outros dispositivos móveis.

O número de utilizadores que não usa estes dispositivos no seu dia a dia é cada vez mais raro, logo é importante que as marcas tenham em conta este tipo de canal, para que os seus negócios possam crescer e para que atinjam a sua audiência desejada.

Como podemos descobrir mais sobre este tipo de estratégia de marketing?

Podes saber mais através do artigo ‘Mobile advertising: A systematic literature and future research agenda’, realizado por Charles Jebarajakirthy, Haroon Iqbal Maseeh, Zakir Morshed, Amit Shankar, Denni Arli e Robin Pentecost.

Este é um artigo bastante interessante, mas se quiseres saber alguns dos principais pontos feitos pelos autores, esta publicação é para ti.

O objetivo desta pesquisa foi fazer um resumo da vasta literatura existente sobre o assunto. Este artigo relata as teorias, o contexto, as características e metodologias de modo a analisar a pesquisa sobre o desenvolvimento da publicidade nos dispositivos móveis ao longo do tempo. Os autores desenvolveram também uma estrutura conceptual, que mostra os antecedentes, mediadores, e as consequências deste tipo de publicidade.

Metodologia

Os autores estruturaram o seu resumo sistemático da literatura através do método  TCCM Framework, portanto este resumo é categorizado como domain-based. O objetivo deste método é utilizar frameworks de modo a chegar a um resultado. TCCM, significa Theories, Constructs, Characteristics, e Methods.

Utilizando este método os autores criaram o seguinte gráfico:

Resultados

Os autores descobriram que a pesquisa pelo tópico emergiu no início dos anos 2000, e que a mesma cresceu exponencialmente. As primeiras pesquisas eram baseadas na publicidade através de texto. Hoje em dia maior parte da pesquisa é baseada na publicidade através da internet. Este tipo de pesquisa já foi publicado nas revistas de marketing com mais prestígio devido à sua significância, algumas destas revistas são o ‘Journal of Marketing’, e o ‘Journal of Markeitng Research and Marketing Science’.

Os autores desenvolveram também um Framework conceptual que mostra diversos antecedentes. Onde chegam a estas conclusões:

Outros resultados que os autores conseguiram alcançar é que a Teoria TRA, que significa Theory of Reasoned Action é a mais utilizada, sendo usada em 16 artigos de pesquisa. Por último os autores identificaram alguns temas que não são estudados com tanta profundidade, sendo a principal recomendação dos autores, o estudo sobre o impacto dos antecedentes nas consequências da publicidade nos dispositivos móveis.