O artigo Digital Transformation and customer value creation in Made in Italy SMEs: A dynamic capabilities perspective escrito por Michela Matarazzo, Lara Penco Giorgia Profumo e Roberto Quaglia, explora temas sobre o impacto da transformação digital, com principal foco a criação de valor perante o cliente no contexto de pequenas e médias empresas que operam no setor de Made in Itália.
Principais Ideias do Artigo
- A transformação digital muda o processo de criação e co-criação de valor para o consumidor.
- As tecnologias digitais apoiam a competitividade das PMEs do Made in Itália.
- A transformação digital utiliza recursos dinâmicos para criar valor para os consumidores.
- As capacidades de deteção e aprendizagem são os pilares da transformação digital.
Segundo os autores, a capacidade das PMEs de compreender novas oportunidades digitais, mudar interações com clientes e co-criar valor com os mesmos implica mudanças nas rotinas e caracterização de recursos e capacidades. Sendo que pesquisas indicam uma maior dificuldade destas empresas na adaptação destas novas tecnologias devido a existente falta de recursos necessários, que por uma vez é essencial as mesmas, pois estas tecnologias oferecem suporte na criação de valor e engajamento do cliente que são fatores críticos de sucesso.
Contexto de Digital Transformation para as PME’S
- Transformação Digital e PMEs
Acredita-se que as tecnologias digitais melhoram a comunicação com os clientes (existentes e potenciais), para compreender os requisitos e facilitar ofertas personalizadas e novos produtos adaptados às necessidades dos clientes.
2. Transformação Digital e Criação de Valor para o Cliente
Os novos canais de comunicação promovem a criação de valor por meio de engajamento com o cliente uma vez que a partilha de conteúdos é mais acessível.
3. Construir Capacidades Dinâmicas para Criação de Valor para o Cliente
As capacidades dinâmicas exigem que as organizações desenvolvam ideias, validem e realinham os recursos e competências para novos requisitos. Cada organização tem uma maneira única de integrar e tornar as capacidades dinâmicas únicas, valiosas e reconhecíveis para os seus clientes. Segundo Matarazzo et al, 2021 através de estudos de Pavlou e El Sawy (2011), às capacidades dinâmicas úteis no processo de reconfiguração são dividas em 4 dimensões: perceção, aprendizagem, integração e coordenação.
Mas Afinal o Que é Que Dificulta a Transição para o Modelo Digital?
Mais do que uma tendência atual, a transformação digital é a garantia para as organizações que desejam sobreviver e prosperar no mercado global em mudança.
Mudar a cultura de uma organização é, possivelmente, a tarefa mais difícil no processo de transformação digital e o processo de transformação implica novas capacidades na força de trabalho para enfrentar os desafios da digitalização nas PMEs.
A Pergunta de Pesquisa Principal Que se Pretende Responder São:
Q1: “Como a transformação digital muda o processo de criação de valor para o cliente das PMEs?
Q2: “Quais são as capacidades dinâmicas mais importantes para a transformação digital nas PMEs?”
Metodologia de Investigação
O método de investigação utilizado neste artigo foi uma metodologia qualitativa e interpretativa, que passa por aplicar uma abordagem de estudo de caso múltiplo.
De forma a conseguirem responder às perguntas de partidas, os autores apresentam um estudo de caso múltiplo focado em seis PMEs Made in Itália, que operam na Indústria B2C, denominadas de 3Fs: Fashion ( Moda), Food (Comida) e Furniture (Mobiliário).
A recolha de dados foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas baseadas em reuniões presenciais as empresas previamente selecionadas com um questionário semiestruturado, isto é, já com perguntas definidas mas com espaço para o entrevistador fazer diferentes perguntas para tornar o diálogo mais natural e dinâmico.
Nesse sentido, cada entrevista teve uma duração de 2 horas e foi conduzida com 2 autores de forma a garantir a comparação de notas entre os autores. Como foram gravadas em áudio e traduzidas de italiano para inglês.
Sobre o Questionário
Por fim….
Os pesquisadores recolheram também informação secundária através de documentos. Os tratamentos dos dados seguiram os protocolos de análise de dados qualitativos. A análise foi realizada usando um método interpretativo.
Resultados
A empresas analisadas, como referidas anteriormente, atuam e são estabelecidas em indústrias Made in Itália com um modelo de negócio “Tradicional”, que devido aos novos paradigmas atuais e novas tendência, adotaram e criaram um processo de transformação digital para criar uma relação mais próxima com o seus clientes, estreitando os laços e gerando mais confiança como aderir a um modelo de negócio mais flexível e competitivo.
- As PMEs tentam criar uma boa experiência com o cliente ao longo da jornada do consumidor pelas diferentes dimensões;
- Os resultados obtidos confirmam que as redes sociais criam novas formas de interação e são o meio de comunicação e criação de valor mais importante.
- A digitalização incentiva mudança no modelo de negócio, mesmo em empresas que operam com modelos tradicionais. Assim sendo, as tecnologias digitais ajudam as PMEs a superar as suas desvantagens, no momento em que conseguem atrair novos clientes e interagir com os consumidores bem como aumentar a brand image, com finalidade de compreender as necessidades dos seus consumidores.
- As redes sociais permitem construir um relacionamento direto e emocional com os clientes.
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A transformação digital é um processo de aprendizagem que requer capacidades efectivas para integrar novas tecnologias nas estratégias de negócios. Os novos recursos humanos são uma vantagem para as empresas selecionadas.
Conclusão
Implicações Teóricas
1- O estudo enriquece a literatura referente aos temas sobre transformação digital para PMEs.
2- Foco no setor Made in Itália, contribui para o conhecimento atual sobre a aplicação de processos inovadores de criação do valor para o cliente.
Implicações Práticas
1- O estudo contribui para a gestão de RH pois permite compreender as principais lacunas para as PMEs que desejam aplicar uma transformação digital.
2- O estudo incentiva a tomada de decisão a investir na promoção e apoio dos empresários e gestores das PMEs para melhorar as capacidades de transformação digital.
Limitações
1- Não possibilita a generalização das teorias, neste contexto, é um estudo piloto para outras análises.
2- Pesquisas futuras podem considerar as diferenças entre os tipos de PMEs nesta indústria, incluindo posição geográfica, foco da indústria, posicionamento da marca.
Em suma, este estudo visa perceber como as PMEs que operam no setor de Made in Itália, estudando 6 empresas que atuam na indústria e como transacionaram para um modelo de negócio moderno e atualizaram os processos de criação de valor para o cliente.
Tendo em consideração um contexto das empresas, os autores tentam identificar quais são as capacidades dinâmicas mais importantes que ajudam a criar valor para os clientes através do uso eficaz de tecnologias digitais.
Veja o artigo original aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296320306871
Naomi Loureiro | a22110290 | 02 de janeiro de 2023