Trends in Influencer Marketing: A Review and Bibliometric Analysis


🎯Tema principal e Questão de pesquisa:

O conceito de influenciadores digitais tem vindo a crescer desde 2008, quando foram considerados micro celebridades. Atualmente são um ponto fulcral na estratégia de marketing de uma marca, como tal, o estudo deste conceito e a sua evolução tem sido alvo de diversos autores e pesquisas.

A questão de pesquisa foca-se na análise da literatura académica relacionada com o marketing de influência entre 2011 e 2019, através de uma analise bibliométrica e de conteúdo.

📑Metodologia:

Este estudo é feito através de uma análise bibliométrica bastante detalhada e de uma análise de conteúdo de vários autores e fontes académicas, criando uma visão geral das tendências na investigação do marketing de influência.

Etapas:

1º: pesquisa de documentos na base de dados Scopus através de duas palavras-chave: Influencer Marketing e Social Media Influencers, entre 2011 e 2019 = 155 resultados

2º: foram limitados a artigos, revisões e documentos de conferência, excluindo assim os livros e capítulos de livros, e todas os que não fossem escritos em inglês e com origens e especializações não relacionadas (medicina, engenharia, economia…) =76 resultados

3º: resultados exportados para a aplicação BiblioShiny para analise, redução, visualização e mapeamento dos dados.

Análise de dados:

Bibliometrix: ferramenta para analise de investigação quantitativa em bibliométrica.

Análise descritiva baseada em 6 parâmetros: MDS(redução de dados com escalonamento multidimensional); MCA (agrupamento de análise de correspondência múltipla); criação de rede com Co-Word; análises de cocitação e historiografia; criação do mapa temático e de evolução.

🟰Resultados:

Através da análise bibliométrica foi possível chegar a resultados concisos em relação às tendências académicas sobre o marketing de influência e os mesmos foram divididos por 6 parâmetros de modo a criar uma maior organização dos resultados:

🔢Baseado no conjunto de dados: com base em palavras-chave de autor e palavras chave plus (geradas automaticamente com a ajuda de um algoritmo informático) foi possível concluir que o “Influenciadores de Redes Sociais” é a palavra chave mais utilizada.

📖Baseado em fontes: a grande maioria dos artigos e das fontes mais citadas provêm do International Journal of Satrategic Communication, assim como o seu numero total de publicações por ano é o mais elevado comparativamente às restantes fontes.

🖋️Baseado em autores: Eva Van Reijmersdal foi a autora mais citada, com 34 citações, e Archer e Lingam foram os autores mais produtivos no que concerne à publicação de artigos sobre marketing de influência.

🌍Baseado nos países: EUA, Alemanha, Índia, Austrália e Países Baixos lideram relativamente à produção cientifica.

📄Baseado em documentos: um estudo de Freberg et al.(2011) sobre influenciadores digitais foi o artigo mais citado globalmente.

🗣️Baseado em palavras: Influencer marketing, Social media, social media influencers, influencers, Instagram, Twitter, marketing são as palavras mais utilizadas, mas Marketing de Influência e Redes Sociais apresentavam um crescimento consistente, Instagram regista um maior aumento a partir de 2017 e Twitter aparente ter estagnado depois de 2018.

⌛A nível temporal: nos primeiros três anos, Marketing de Influência era um tema bastante desenvolvido e em constante progresso, mas entre 2016-2017 começa a fundir-se com o conceito de redes sociais passando a ser um tema transversal. Por fim, nos últimos dois anos, os algoritmos começam a destacar-se e as pesquisas por marketing de influência passam para segundo plano.

Mapa da estrutura conceptual com escalonamento multidimensional

🗣️Discussão:

Com este estudo é possível destacar informações importantes sobre tendências académicas acerca do marketing de influência, a fim de perceber a evolução deste conceito, a sua importância e desenvolvimentos futuros. Como tal, o destaque da palavra-chave “influenciadores de redes sociais” corresponde à crescente utilização das redes sociais e que esta passou a ser uma estratégia fulcral do marketing digital das marcas.

O International Journal of Satrategic Communication pode ser tido em conta como uma fonte influente na área, talvez devido à qualidade e relevância dos seus artigos. E neste seguimento, também a autora Eva Van Reijmersdal aparenta ter o seu lugar de destaque no que ao marketing de influência diz respeito.

Relativamente aos países com maior produção científica (Estados Unidos, Alemanha, Índia, Austrália e Países Baixos) fomenta a diversidade de perspetivas que podemos ter acesso.

Por último, a nível temporal, é possível observar que o estudo do conceito – marketing de influência – não foi constante, inicialmente foi bastante desenvolvido, no entanto o digital tirou certa parte do protagonismo passando o destaque para os algoritmos. O mesmo deve-se à evolução dos tempos e ao avanço tecnológico e das redes sociais.

Posto isto, os dados e tendências analisadas acabam por impactar profissionais e marcas que trabalham com marketing de influência, sendo um tema dinâmico em constante evolução, é interessante estar atento a estudos como este.

📚Estudos Futuros:

Foram sugeridos estudos futuros ao longo do artigo, como a utilização de outras bases de dados e com diferentes técnicas de seleção de dados, a fim de comparar conclusões. Mas também seria interessante fazer um novo estudo com dados mais atualizados, 2019 a 2023, uma vez que passámos por uma pandemia, onde as redes sociais e criadores de conteúdos tiveram um grande impacto.

E tentar perceber qual será o futuro deste conceito, se o marketing de influência ainda tem como evoluir ou se corre riscos de estagnar, uma vez que já há bastante produção de conteúdo, a fim de avaliar a eficácia no futuro.

📄Artigo Baseado em:

Anshika Singh Tanwar, Harish Chaudhry & Manish Kumar Srivastava (2022) Trends in Influencer Marketing: A Review and Bibliometric Analysis, Journal of Interactive Advertising, 22:1, 1-27, DOI: 10.1080/15252019.2021.2007822